O Massacre de Columbine



Em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine no Colorado, Estados Unidos ocorreu o terrível massacre realizado por Dylan Klebold e Eric Harris.

    A dupla invadiu a escola onde estudavam e abriu fogo contra os estudantes, professores e funcionários. O pânico se instalou e a ação chamou atenção da mídia. O mundo inteiro acompanhou, estarrecido, imagens de jovens saindo aos prantos ou ensanguentados do colégio, enquanto pais desesperados, agentes da lei e ambulâncias os aguardavam do lado de fora.

   O ataque durou cerca de uma hora, envolvendo armas de fogo e bombas caseiras. Terminou com 13 mortos, além do suicídio de Dylan e Eric. Mesmo após a morte dos carrascos, ainda havia estudantes escondidos nos armários da escola. Eles estavam paralisados de pavor.

 

 

    O ataque ocorreu da seguinte maneira:

11h14

   A dupla coloca bombas na cafeteria e vai para o estacionamento. O plano é esperar a explosão e, na sequência, atirar nos estudantes e funcionários que fugissem correndo pela porta.

11h19

   Previstas para serem detonadas às 11h17, as bombas falharam. Os dois decidem voltar para a cafeteria. No caminho, atiram aleatoriamente em pessoas que estavam do lado de fora.

 

 

11h24

    Com Eric no comando, os atiradores entram na escola e ficam zanzando pelos corredores. Um professor é atingido e se arrasta para uma sala de ciências, onde morre.

11h29

   Os assassinos chegam à biblioteca. Enquanto os alunos tentam se esconder embaixo das mesas, eles atiram várias vezes em cada vítima. Dez das 13 mortes acontecem aqui.

11h36

    Eric e Dylan voltam à cafeteria e tentam desta vez com sucesso, detonar uma das bombas. Enquanto isso tomam água, apoiam as armas em uma mesa e conversam calmamente.

12h08

   Enquanto a polícia começa a cercar o edifício, os atiradores voltam para dentro da biblioteca. A partir da janela, lançam uma descarga de balas na direção de agentes e paramédicos que estavam do lado de fora. Por fim, acuados, Eric e Dylan colocam a arma dentro da boca e atiram. A escola só é declarada totalmente segura às 16h30.

 

 

    Dez anos após o massacre no Instituto Columbine, no Colorado, em que dois adolescentes mataram 13 pessoas antes de cometer suicídio, a polícia americana afirmou que grande parte das informações divulgadas na época era falsa. O jornal USA Today publicou, com base em relatos de testemunhas e analistas, que Eric Harris e Dylan Klebold planejaram, na verdade, matar milhares de pessoas em um grande ataque terrorista a bomba, que após o fracasso dos artefatos transformou-se em um tiroteio de 49 minutos.  

    A polícia confirmou, com base nos diários dos assassinos e declarações de testemunhas, que os adolescentes não estavam tomando antidepressivos, não visaram atletas, negros ou cristãos e não foram intimidados antes de chegar à atitude extrema. O FBI declarou que os adolescentes não agiram com o objetivo de matar uma "lista de inimigos", pois seus desafetos tinham deixado a escola um ano antes.



    Agora, após anos de silêncio, Sue Klebold resolveu falar. Em 20 de abril de 1999, seu filho, Dylan, foi quem planejou ao lado do colega Eric Harris, explodir a escola inteira.

    "Eu passei meses sem acreditar. E quando eu soube que o plano inicial deles era matar todo mundo... Quando eu pensei na magnitude daquilo, eu pensei que eu não fosse sobreviver", conta Sue, que chegou a desejar a morte do filho quando o massacre ainda estava se desenrolando.

    Dylan tinha 17 anos e Eric, 18. Os dois se mataram na biblioteca depois do ataque.

   No memorial em homenagem às vítimas, uma das frases que se lê foi dita por um dos estudantes de Columbine.

    "A parte mais difícil é ver que eram crianças matando crianças."

 

 

 

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Columbine 

https://mundoestranho.abril.com.br/crimes/como-foi-o-massacre-de-columbine/

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/escola-em-columbine-lembra-10-anos-de-massacre-e-mentiras,d5b9fa2aa9aea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160215_mae_columbine_mdb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Mistérios da Humanidade - O Martelo de Kingoodie

Os Mistérios da Humanidade - O Templo de Baalbek