Os Mistérios da Humanidade - O Martelo de Kingoodie

   O artefato Kingoodie, também conhecido como o Martelo de Kingoodie é um artefato em forma de martelo que foi encontrado em um bloco de arenito Devoniano no ano de 1844 na pedreira Mylnefield, em Kingoodie na Escócia. Foi encontrado pelo renomado cientista David Brewster. O objeto foi datado na época como sendo da Idade da Pedra, mas em 1985 o Centro Britânico de Pesquisas Geológicas realizou uma nova datação e estimou a idade do martelo para o período Devoniano, que abrange 360 a 410 milhões de anos atrás.



   Imediatamente, esse objecto fora levado para análise, porém os métodos de investigação e análise da época ainda eram muito limitados, aonde chegaram à conclusão que essa ferramenta era da Idade da Pedra. Porém, no ano de 1985, uma nova análise, feita pelo Dr. A. W. Medd, do Centro Britânico de Pesquisas Geológicas, revelou aquilo que seria seu maior mistério, as análises mostraram que esse objecto datava do período Devoniano, entre 360 a 410 milhões de anos atrás, período esse, anterior até aos próprios dinossauros, a Terra era habitada por pequenos vertebrados marinhos e sua flora ainda era muito primitiva.

   Algumas investigações apontam que o prego tenha sido inserido na pedra através de um furo. Se 25 mm foram, na verdade, embutido na pedra, não se sabemos em que proporção ele tinha fora dela. Outro maior problema para análises, é que não é possível encontrar qualquer fotografias dele: o seu estado real não está resolvido, mas cai em um padrão bem documentado de relatórios científicos em meados do século XIX.



   Artefatos de metal feitos de ferro são oxidados em contato com o ar, mesmo enterrado em um curto período de tempo. Os artefatos metálicos encontrados em escavações não mantém o seu aspecto original, normalmente, na maioria dos casos, eles são cobertos com uma camada de ferrugem vermelha, que deixa manchas na terra que o rodeia. uma das principais questões é, como ele continua a mostrar sinais de oxidação mesmo depois de 400 milhões de anos?



   Dizem que este mito já foi desvendado sendo considerado fraude pela comunidade científica. Um dos fundadores da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, Sir Brewster, foi o relator da descoberta em 1844. Informou que a pedra de Kingoodie era formada de camadas alternadas de pedra dura e argila (o "till" de origem glaciária) e que havia sido encontrado um "prego" que penetrava o corpo da pedra e foi acusado de facilitar uma fraude. Na época desta análise não existiam os equipamentos modernos de averiguação de datas que hoje nos rodeiam e facilitam e muito a vida dos cientistas.

   "Existe também uma teoria de que seres extraterrestres poderiam ter nos visitado e esquecido ou perdido essa ferramenta, o que responderia a questão de que a ferramenta não teria se decomposto até hoje, por ter sido feita com materiais não existentes aqui na Terra e também o facto de não divulgarem sua composição. Pessoalmente, eu duvido bastante dessa teoria porque vejo um objecto muito primitivo, seres extraterrestres que dominam a tecnologia das grandes viagens interplanetárias não teriam como deixar um objecto tão simples e primitivo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Massacre de Columbine

Os Mistérios da Humanidade - O Templo de Baalbek